Um levantamento sobre o relacionamento China-África mostrou que jovens africanos avaliaram positivamente as filosofias da modernização chinesa e os êxitos da cooperação entre as duas partes.
Em uma enquete lançada pela China Global Television Network (CGTN), do Grupo de Mídia da China, em conjunto com a Universidade Renmin da China e por meio do Instituto de Comunicação Internacional da Nova Era, 98,7% dos entrevistados jovens, entre 18 e 24 anos, consideram a China um país de sucesso e 96,7% esperam ter oportunidades viajar para a China a turismo ou estudo.
Um total de 98,2% elogiou o desenvolvimento econômico da China continuamente a um ritmo rápido, enquanto 95,8% considera que a economia chinesa contribuiu muito para a recuperação econômica mundial.
Além disso, 99% dos jovens expressaram admiração ao poderio científico e tecnológico da China e 90,5% concordaram que a capacidade inovadora do país teve um progresso rápido.
Na pesquisa, 89,9% dos entrevistados consideraram que os países africanos se beneficiaram muito do comércio com a China e 94,9% avaliaram que é muito importante manter as relações econômicas e comerciais sadias e estáveis entre o continente africano e a China.
A pesquisa foi realizada com 10.125 entrevistados em dez países africanos, incluindo Camarões, Botsuana, Egito, Etiópia, Gana, Quênia, Marrocos, Nigéria, África do Sul e Tanzânia. Entre eles, 3.710 eram jovens entre 18 e 24 anos, representando 36,6% do número total.