A Conferência de Empresários China-África, organizada conjuntamente pelo Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT, em inglês) e pelo Ministério do Comércio da China, é o evento econômico e comercial de mais alto nível do setor empresarial no âmbito do Fórum de Cooperação China-África. Na coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira (30), a porta-voz da CCPIT, Wang Linjie, afirmou que a conferência será realizada no dia 6 de setembro em Beijing, com destaque para o tema “Dar as Mãos para Avançar na Modernização e Construir uma Comunidade China-África de Alto Nível com um Futuro Compartilhado”.
Segundo a porta-voz, o setor empresarial tem sido um elo importante na cooperação amistosa entre a China e a África. A China mantém sua posição como o maior parceiro comercial da África há 15 anos consecutivos, e a África é o segundo maior mercado de obras contratadas pela China no exterior. Até o momento, 408 empresas e associações comerciais de 48 países africanos se inscreveram para participar do evento, das quais se referem tanto aos setores tradicionais, como energia e mineração, infraestrutura, finanças e comércio, quanto às indústrias emergentes, como tecnologia eletrônica, satélites de comunicação e biomedicina. A conferência contará com empresas líderes na cooperação China-África, bem como um número significativo de pequenas e médias empresas.
A Conferência dos Empresários China-África, criada desde 2003, é realizada a cada três anos, alternadamente na China e nos países africanos, e já soma sete edições até o momento.