O 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) realizou sua terceira sessão plenária entre os dias 15 e 18 em Beijing. O resultado mais importante da reunião foi aprovação da Decisão do Comitê Central do Partido Comunista da China sobre um Maior Aprofundamento Integral da Reforma em Busca da Modernização Chinesa. O documento esclarece os objetivos, o cronograma e o roteiro para o aprofundamento integral das reformas e mostra uma implantação sistemática. Isso indica a direção para a promoção da modernização chinesa na nova jornada, mostrando ao mundo a determinação da China em levar as reformas até o fim e as oportunidades de benefício recíproco contidas nesse processo.
Por que deveríamos aprofundar ainda mais as reformas de forma abrangente? Atualmente, as mudanças não vistas em um século estão se acelerando, a geopolítica é severa e a recuperação econômica mundial é fraca. Diante das dificuldades, a reforma é uma medida necessária para enfrentar os desafios e riscos externos. A promoção da modernização chinesa enfrenta muitas contradições e problemas complicados que precisam ser resolvidos através de uma reforma mais integral, a fim de fornecer forte motivação e garantias institucionais para essa modernização. Além disso, a nova revolução tecnológica e as transformações industriais estão surgindo, oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento para todos os países, as quais devem ser aproveitadas por meio de reformas contínuas.
Muitos observadores internacionais estão atentos às reformas do mercado da China. No primeiro semestre deste ano, o número de novas empresas com investimento estrangeiro aumentou 14,2% em relação ao ano anterior, o que comprova a atração do mercado e do ambiente de negócios da China. É necessário aproveitar melhor os mecanismos de mercado, garantir que todas as formas de propriedade utilizem legalmente os fatores de produção e participem da competição de mercado de forma justa, além de construir um mercado unificado em todo o país. As medidas apresentadas na sessão plenária ajudam a estabelecer um sistema de economia de mercado socialista de alto nível e trarão nova vitalidade ao investimento estrangeiro na China.
Atualmente, uma palavra-chave para a promoção da modernização chinesa é “novas forças produtivas de qualidade”. Isso é uma exigência interna e um ponto central para impulsionar um desenvolvimento de alta qualidade e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de alta qualidade constitui a principal tarefa da China na construção integral de um país socialista moderno.
Em uma perspectiva mais profunda, os notáveis resultados do aprofundamento integral da reforma da China, bem como as disposições próximas, provam que um país pode alcançar a modernização por diferentes caminhos além do modelo ocidental. Cada nação pode encontrar sua própria trajetória. A promoção contínua da modernização chinesa amplia as opções de caminho para os países em desenvolvimento e oferece ao mundo uma solução chinesa para a exploração de um sistema social melhor.