O presidente chinês, Xi Jinping, proferiu um importante discurso na Conferência de Comemoração do 70º Aniversário dos Cinco Princípios de Coexistência Pacífica, nesta sexta-feira (28), em Beijing.
O líder chinês lembrou que, há 70 anos, foram apresentados os Cinco Princípios de Coexistência Pacífica: respeito mútuo à soberania e integridade territorial; não agressão mútua; não intervenção nos assuntos internos de um país por parte de outro; igualdade e benefício mútuo, e coexistência pacífica.
Esses preceitos já se tornaram normas básicas abertas, inclusivas e universalmente aplicáveis das relações internacionais e instruções fundamentais do direito internacional, contribuindo com esforços indeléveis para a causa do progresso da humanidade.
O presidente chinês destacou que os Cinco Princípios de Coexistência Pacífica estabeleceram uma referência histórica para as relações internacionais e o Estado de Direito em nível internacional. Eles forneceram a orientação correta para o estabelecimento e o desenvolvimento das relações entre países de diferentes sistemas sociais, uniram uma grande sinergia para a solidariedade entre os países em desenvolvimento e contribuíram com inteligência histórica para a reforma e o aperfeiçoamento da ordem internacional.
Xi Jinping assinalou que os Cinco Princípios de Coexistência Pacífica estão incluídos na Constituição da China e se tornaram fundamento da sua política diplomática pacífica de independência e autodeterminação. Para o presidente chinês, o país mantém inalterada sua determinação de desenvolvimento pacífico, cooperação amistosa com todos os países e promoção do desenvolvimento comum do mundo inteiro.