O presidente chinês, Xi Jinping, outorgou hoje (24) em Beijing o prêmio máximo de ciência e tecnologia da China e realizou um importante discurso na cerimônia conjunta da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, da Conferência Nacional de Premiação de Ciência e Tecnologia e da Assembleia Geral dos Membros da Academia Chinesa de Ciências e da Academia Chinesa de Engenharia.
O líder chinês enfatizou que a prosperidade da ciência e da tecnologia levará à prosperidade da nação, e que a ciência e a tecnologia fortes tornarão o país igualmente forte. A modernização chinesa deve ser apoiada pela modernização tecnológica e a consecução de um desenvolvimento de alta qualidade deve se basear na inovação tecnológica para cultivar novas forças motrizes.
Li Deren e Xue Qikun ganharam o prêmio nacional de ciência e tecnologia do ano de 2023. Também foram concedidos elogios a uma seleção de projetos ilustres durante a reunião. Pesquisas sobre a previsão computacional de materiais eletrônicos topológicos e 48 outras conquistas foram homenageadas com o Prêmio Estadual de Ciências Naturais. Dezenas de projetos foram agraciados com o Prêmio Estadual de Invenção Tecnológica e mais de 100 projetos foram contemplados com o Prêmio Estadual de Progresso Científico e Tecnológico.