A conferência principal do 16º Fórum do Estreito foi realizada neste sábado (15) em Xiamen, na província de Fujian, no leste da China. O membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh), Wang Huning, esteve presente no evento e proferiu um discurso.
Wang Huning afirmou que os compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan devem se opor firmemente à força da “independência de Taiwan” e à interferência externa, proteger resolutamente o lar comum da nação chinesa e defender em conjunto a paz e a estabilidade do Estreito de Taiwan, de forma a promover o retorno das relações das duas partes ao caminho certo. Ele acrescentou que a reunificação nacional é uma inevitabilidade histórica rumo à grande revitalização da nação chinesa. “Temos a firme vontade, plena confiança e forte capacidade para esmagar qualquer tentativa de divisão dos separatistas”, disse ele.
O vice-presidente do Partido Kuomintang (KMT), Sean Lien, afirmou no discurso que as pessoas dos dois lados do Estreito de Taiwan fazem parte da nação chinesa e são todos chineses. É necessário enfrentar em conjunto os desafios e criar uma era de paz e prosperidade para as futuras gerações da nação chinesa.