A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, observou nesta segunda-feira (27) que a nona reunião da Cúpula Trilateral entre China, Japão e República da Coreia marca a retomada e o reinício da cooperação trilateral. A diplomata afirmou que, depois de mais de quatro anos, a reunião ocorreu por ocasião dos 25 anos do estabelecimento do mecanismo de cooperação entre os três países.
No encontro, o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, apresentou cinco proposta de cooperação, que são a retomada da cooperação abrangente e o respeito pelos interesses cruciais de cada parte, o aprofundamento e a sinergia da economia e comércio, a promoção da cooperação na inovação científica e tecnológica, o estreitamento do laço cultural e o impulsionamento do desenvolvimento sustentável.
A porta-voz apontou que a China quer aproveitar a Cúpula Trilateral para trabalhar junto com o Japão e a República da Coreia para aprofundar a confiança política mútua, assumir novas responsabilidades e obter novos progressos, de forma a promover a cooperação estável e duradoura entre os três países e contribuir mais para a estabilidade e a prosperidade da região.