Xi Jinping inicia visita de Estado à França

A convite do presidente da República da França, Emmanuel Macron, o presidente Xi Jinping começou sua visita de Estado ao país neste domingo (5).

Na chegada ao Aeroporto de Orly, em Paris, Xi Jinping foi recebido pelo primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, e outros funcionários de alto escalão do governo, ocasião em que o líder chinês transmitiu um discurso por escrito.

Na mensagem, lembrou que já realizou duas visitas de Estado à França, em 2014 e 2019, para celebrar os 50 e os 55 anos das relações diplomáticas sino-francesas. Por ocasião da comemoração, agora, do sexagésimo aniversário dessas relações, Xi Jinping disse estar muito feliz em visitar novamente o país europeu.

No discurso por escrito, Xi Jinping afirmou, ainda, que a China e a França, representantes importantes das civilizações oriental e ocidental, têm desde muito se apreciado e atraído mutuamente. Ao longo dos 60 anos das relações diplomáticas, o relacionamento bilateral sempre esteve na vanguarda das relações chinesas com os países ocidentais, estabelecendo, assim, um modelo de convivência pacífica, cooperação e ganho recíproco entre países com diferentes sistemas sociais.

O líder chinês lembrou que o relacionamento bilateral tem mantido seu desenvolvimento de alto nível, com novos e constantes resultados nas áreas de aviação, espacial, energia nuclear e nos setores agroalimentar e de desenvolvimento verde.

No final do seu discurso, o presidente chinês assinalou esperar que esta visita possa consolidar a tradicional amizade entre os dois países, aumentar a confiança política mútua, alcançar consensos estratégicos, bem como aprofundar a cooperação em todos os setores, para criar um futuro promissor das relações China-França e tecer novas contribuições para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento do mundo inteiro.

A professora Peng Liyuan, esposa do presidente Xi Jinping, Cai Qi, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e diretor do Gabinete Geral do Comitê Central do PCCh, e Wang Yi, membro do Birô Político do Comitê Central do PCCh e ministro das Relações Exteriores, também chegaram a Paris no mesmo avião.

No caminho ao hotel, uma grande multidão de pessoas se reuniu para dar as boas-vindas ao presidente chinês, com bandeiras da China e da França e danças do dragão e do leão.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo