O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se nesta terça-feira (9) com o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, no Grande Palácio do Povo em Beijing.
Xi Jinping pediu a Lavrov que transmita suas saudações ao presidente Vladimir Putin. Ele disse que a China e a Rússia trilham de mãos dadas um novo caminho de boa vizinhança e cooperação ganha-ganha entre grandes países e vizinhos, trazando benefícios aos dois países e contribuindo com sabedoria e força para a equidade e a justiça internacionais.
“O presidente Putin e eu concordamos em continuar mantendo contatos estreitos para garantir que as relações entre a China e a Rússia sempre se desenvolvam de forma tranquila e estável”, ressaltou Xi Jinping.
O líder chinês também disse que a China apoia o povo russo a seguir o caminho do desenvolvimento de acordo com suas condições nacionais bem como apoia o combate ao terrorismo e a manutenção da segurança e da estabilidade social. Segundo ele, a China sempre atribuiu grande importância ao desenvolvimento das relações sino-russas e está disposta a trabalhar com o lado russo para estreitar a comunicação bilateral e fortalecer a colaboração estratégica multilateral.
Lavrov transmitiu ao presidente Xi Jinping as saudações e votos do presidente Putin. Ele disse que, sob a firme liderança de Xi Jinping, a China realizou conquistas de renome mundial, oferecendo oportunidades importantes para outros países alcançarem o desenvolvimento comum. Segundo ele, a prioridade da política externa da Rússia é consolidar e aprimorar suas relações com a China em todas as frentes.