O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se na terça-feira (9) com o presidente dos Estados Federados da Micronésia, Wesley W. Simina, que está na China fazendo uma visita de Estado.
Xi Jinping observou que este ano marca o 35º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a Micronésia. Os dois países sempre se trataram com respeito mútuo e igualdade e se engajaram em uma cooperação mutuamente benéfica, o que melhorou o bem-estar dos dois povos. A China apoia a Micronésia na proteção de sua soberania e independência nacional, buscando o caminho do desenvolvimento de acordo com suas condições nacionais, revitalizando sua economia e melhorando a subsistência de seu povo. A China está disposta a manter intercâmbios e diálogos em todos os níveis, fortalecer a cooperação mutuamente benéfica em todos os campos e levar as relações bilaterais a um novo patamar.
Wesley W. Simina disse que, desde o estabelecimento das relações diplomáticas, os dois países sempre aderiram aos princípios básicos de respeito mútuo, igualdade de tratamento e e não interferência nos assuntos internos um do outro. Os Estados Federados da Micronésia aderem firmemente ao princípio de Uma Só China, reconhece que o Governo da República Popular da China é o único Governo legítimo que representa toda a China e que Taiwan é uma parte integrante e inalienável do território chinês, além de apoiarem firmemente a posição da China em questões relacionadas a Taiwan, Hong Kong, Xinjiang, Tibete e outros interesses centrais.
Wesley W. Simina afirmou que as iniciativas propostas pela China, como a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global são de grande importância para ajudar os países em desenvolvimento a alcançar o desenvolvimento comum e promover a paz, a estabilidade e a prosperidade mundiais. A Micronésia continuará promovendo ativamente a cooperação entre as nações insulares e a China, acrescentou ele.
Após as conversas, os dois líderes de estado testemunharam a assinatura de vários documentos de cooperação bilateral sobre a construção conjunta da Iniciativa Cinturão e Rota, desenvolvimento ambiental, agricultura, saúde, infraestrutura, cooperação para o desenvolvimento e outras áreas.
Os dois lados emitirão uma declaração conjunta da República Popular da China e dos Estados Federados da Micronésia.