O presidente da China, Xi Jinping, e a presidente de Honduras, Xiomara Castro, trocaram nesta terça-feira (26) mensagens de congratulações pela passagem do primeiro aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
O líder chinês apontou que as duas nações estabeleceram o relacionamento diplomático em março do ano passado, dando início a um novo capítulo dos laços bilaterais. Neste último ano, ambos seguiram os princípios de respeito mútuo, igualdade, benefícios mútuos e desenvolvimento compartilhado, e possibilitaram um começo de alto nível nas relações sino-hondurenhas.
“Aprecio muito que Honduras persiste firmemente no princípio de uma só China”, disse o presidente chinês.
Xi Jinping frisou que os fatos comprovam que o estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Honduras foi uma resolução política correta correspondente à tendência da história e se adaptou aos interesses fundamentais dos dois povos.
Castro afirmou que a China possui uma história milenar e desempenha um papel importante no processo histórico. O país é tanto um exemplo para o mundo quanto um parceiro de peso de Honduras. Ela salientou que seu país observa resolutamente o princípio de uma só China e está disposto a promover um relacionamento bilateral independente, autônomo e de respeito recíproco com a China.