Os presidentes da China, Xi Jinping, e do Cazaquistão, Kassym Jomart Tokayev, enviaram nesta sexta-feira (29) mensagens de felicitações à cerimônia de abertura do “Ano do Turismo do Cazaquistão” na China.
Xi Jinping assinalou que os intercâmbios cultural e turístico são pontes e ligações importantes entre os dois povos. Nos últimos anos, a cooperação interpessoal e cultural entre os dois países tem crescido.
A China e o Cazaquistão firmaram acordo mútuo de isenção de vistos e outro para estabelecer centros culturais um do outro em cada país. O Workshop Luban foi estabelecido, os intercâmbios de jovens vêm crescendo e a base da amizade comum se torna cada vez mais sólida.
O presidente chinês espera que os dois países aproveitem o Ano do Turismo como uma oportunidade para aprofundar a cooperação turística, melhorar as trocas pessoais e trabalhar conjuntamente para construir mais “30 anos dourados” nas relações China-Cazaquistão.
Em sua mensagem, Kassym Jomart Tokayev disse que seu país tem uma longa história e cultura, além de magníficas paisagens naturais e um povo hospitaleiro, podendo definitivamente se tornar o destino turístico mais popular entre os chineses.
O Cazaquistão realizará uma série de atividades do Ano do Turismo visando a melhorar o conhecimento da China sobre o país, consolidar a tradicional amizade bilateral e injetar um novo impulso na parceria estratégica abrangente permanente entre as duas nações.