A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse em coletiva de imprensa (17) que serão divulgadas oportunamente informações sobre disposições concretas acerca da retomada das relações diplomáticas com Nauru. Trata-se de uma decisão coletiva do governo nauruano após reuniões de Gabinete, cuja direção está em linha com o lado certo da história e de acordo com as aspirações de seu povo e interesses de longo prazo do país.
Mao Ning expressou a disposição chinesa em abrir um novo capítulo das relações bilaterais entre ambos, com base no princípio de Uma Só China. Após a restauração das relações diplomáticas, os dois países desenvolverão parcerias em vários campos, com base na igualdade, respeito mútuo, ganho recíproco, abertura e inclusão.
A porta-voz salientou que aqueles que costumam desenvolver a “Diplomacia do Dólar” devem perceber que existem coisas que não se podem comprar com dinheiro. O princípio de Uma Só China é uma norma fundamental inegociável e um consenso da comunidade internacional.