A Conferência Central de Trabalho Relacionado aos Assuntos Exteriores foi realizada entre os dias 27 e 28 em Beijing. O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), presidente chinês e presidente da Comissão Militar Central, Xi Jinping, proferiu um discurso importante na reunião.
O líder chinês resumiu sistematicamente as conquistas históricas e valiosas experiências da diplomacia de grande país com características chinesas na nova era. Ele esclareceu de forma aprofundada a conjuntura internacional enfrentada pelos diplomatas e suas missões históricas assumidas na atualidade, e fez uma disposição abrangente sobre as tarefas atuais e do futuro no setor.
Desde o 18° Congresso Nacional do PCCh, na grande jornada de promoção da causa do socialismo com características chinesas na nova era, o trabalho relacionado aos assuntos exteriores alcançou conquistas históricas e passou por mudanças históricas. Os resultados positivos incluem dez aspectos. Primeiro, a criação e o desenvolvimento do conceito diplomático de Xi Jinping fornecem orientações fundamentais para a promoção da diplomacia de grande país com características chinesas na nova era. Segundo, a diplomacia chinesa incorpora aspectos próprios e estabeleceu uma imagem confiante, independente, aberto e inclusivo do país. Terceira, a China propõe a construção de uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade, indicando a direção correta para o desenvolvimento comum humano e a aprendizagem mútua entre civilizações. Quarto, aderindo à orientação estratégica da diplomacia do chefe de Estado, a China desempenha um papel cada vez mais importante e construtivo nos assuntos internacionais. Quinto, a China tem promovido um padrão de relações entre grandes países, caracterizado pela coexistência pacífica, estabilidade geral e desenvolvimento equilibrado. Sexto, o país expandiu sua conformação estratégica abrangente, formando uma rede de parceria global ampla e de alta qualidade. Sétimo, a China promove a cooperação de alta qualidade na Iniciativa Cinturão e Rota e construiu a maior e mais extensa plataforma de colaboração internacional do mundo. Oitavo, a China salvaguarda eficazmente sua soberania, segurança e os interesses de desenvolvimento. Nono, a parte chinesa participa positivamente da governança global, orientando a direção da reforma no sistema e ordem internacional. Décimo, sob a liderança centralizada e unificada do Comitê Central do PCCh, o país promove colaborativamente seu trabalho diplomático.