A China está disposta a trabalhar com o Cazaquistão para fortalecer o papel da plataforma institucional de seu comitê de cooperação e aumentar os intercâmbios e contatos entre os subcomitês para adicionar um novo impulso à cooperação mutuamente benéfica, disse o vice-primeiro-ministro chinês, Ding Xuexiang, nesta segunda-feira.
Ding, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as observações ao conversar e copresidir a 11ª Reunião do Comitê de Cooperação China-Cazaquistão com o primeiro vice-primeiro-ministro cazaque, Roman Sklyar, em Astana.
Ding elogiou as novas conquistas alcançadas pelas duas partes nos campos de economia e comércio, capacidade de produção, cooperação financeira, interconectividade, intercâmbios interpessoais e cooperação em segurança desde a 10ª reunião do comitê.
Ele pediu aos dois lados que promovam a cooperação em áreas-chave, como economia, comércio, capacidade de produção e interconectividade.
O vice-primeiro-ministro encorajou os dois lados a explorar ativamente a cooperação nos campos de agricultura moderna, novas energias, big data e inteligência artificial para atualizar a cooperação prática China-Cazaquistão.
Ele também enfatizou que a China e o Cazaquistão devem lidar adequadamente com os desafios, se opor firmemente à interferência externa, aumentar o apoio político estável e transparente e as garantias legais e criar condições favoráveis para a cooperação entre as empresas dos dois países.
O Cazaquistão atribui grande importância à parceria estratégica abrangente permanente com a China, disse Sklyar, acrescentando que o Cazaquistão está disposto a reforçar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, dar pleno espaço ao comitê, aprofundar a cooperação prática com a China e elevar as relações bilaterais a um novo nível.