O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se com a primeira-ministra da Sérvia, Ana Brnabic, nesta segunda-feira (6) em Beijing.
Xi Jinping afirmou que, nos últimos anos, as relações bilaterais têm se mantido em um nível elevado, a conotação da parceria estratégica global vem sendo enriquecida e a cooperação pragmática entre os dois países rendeu frutos abundantes. Segundo o líder, a China espera promover, junto com a Sérvia, o desenvolvimento de alta qualidade dos laços bilaterais, a fim de beneficiar ainda mais os dois povos.
Xi Jinping frisou que as duas nações precisam construir e operar bem os grandes projetos de cooperação bilateral, impulsionar o processo para que o acordo de livre comércio sino-sérvio entre em vigor o mais cedo possível e reforçar a cooperação na inovação tecnológica. O presidente também enfatizou a necessidade de aprofundar cooperações bilaterais na educação, esporte e turismo, bem como de ampliar o intercâmbio de pessoas entre os dois países.
Xi Jinping afirmou apoiar a Sérvia para que siga um caminho de desenvolvimento independente e autônomo. O líder espera fortalecer a coordenação multilateral com o país europeu para defender a justiça internacional.
Brnabic afirmou que as relações sino-sérvias são fortes, lembrando que a China se tornou o maior investidor da Sérvia e que projetos como a usina siderúrgica HBIS Smederevo transformaram a fisionomia de desenvolvimento do país. Segundo a primeira-ministra, as duas nações fecharam o acordo de livre comércio em apenas seis meses, o que demonstra a determinação firme dos dois lados no aprofundamento do relacionamento.
A política sérvia afirmou ainda que seu país segue firmemente a política de “Uma só China”. Ela espera que as duas nações continuem se apoiando, promovendo a cooperação sob o quadro da Iniciativa Cinturão e Rota e aprofundando as cooperações na inovação científica e no intercâmbio interpessoal e cultural, entre outras áreas.