O primeiro-ministro nepalês, Pushpa Kamal Dahal, conhecido como Prachanda, concedeu recentemente uma entrevista exclusiva para o Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês).
Prachanda antecipou seu discurso feito na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas realizada em Nova Iorque para poder participar da cerimônia de abertura dos Jogos Asiáticos de Hangzhou e realizar uma visita de Estado à China, porque presta alta atenção às relações bilaterais.
O líder do Nepal revelou que no encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, no dia 23 de setembro, os dois debateram principalmente o reforço da interconexão entre os dois países nas áreas de aviação, ferrovia, rodovia e energia.
Prachanda lembrou que já se reuniu com o líder chinês cinco vezes e considera Xi Jinping um grande líder com visão de longo prazo. “Cada vez que tenho uma conversa com ele, surgem sempre nova energia, entusiasmo e confiança”, acrescentou.
Pushpa Kamal Dahal elogiou também o Partido Comunista da China (PCCh) pelos grandes êxitos conquistados durante sua história centenária. Para ele, a experiência da China teve um impacto positivo nos partidos comunistas de todo o mundo, bem como nas pessoas que querem o desenvolvimento e a justiça social.
O primeiro-ministro do Nepal também explicou que seu nome, Prachanda, significa corajoso e persistente em nepalês, e serviu para unir todos os nepaleses durante a revolução. Além disso, ele usou esse nome quando assinou acordos de paz também. Seu apelido é mais conhecido do que seu nome real, porque Prachanda não é só revolucionário, também é pacífico.