A 19ª edição dos Jogos Asiáticos foi aberta em Hangzhou, capital da Província de Zhejiang, no leste da China, na noite desse sábado (23). Trata-se da terceira vez que a China é sede do evento esportivo, após os Jogos Asiáticos de Beijing, em 1990, e de Guangzhou, em 2010. Todos os 45 membros do Conselho Olímpico da Ásia e mais de 12 mil atletas se inscreveram. Os Jogos Asiáticos de Hangzhou contam com 40 modalidades que divulgam amplamente a cultura esportiva tradicional da Ásia.
Como evento esportivo de mais alto nível na Ásia, os Jogos Asiáticos carregam a esperança do povo do continente pela paz, unidade e inclusão. No banquete de boas-vindas da cerimônia de abertura dos jogos, o presidente chinês, Xi Jinping, expressou suas expectativas de promover a paz, solidariedade e inclusão por meio do esporte.
Nas últimas décadas, a economia asiática manteve um ritmo rápido de crescimento, representando mais de 40% da economia mundial. O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a Ásia contribuirá com mais de 70% do aumento econômico global em 2023. Atualmente, certos países fora da região aderem à mentalidade da Guerra Fria para intensificar as contradições e prejudicar a paz e estabilidade regional. O povo asiático está ansioso por aproveitar o esporte, uma linguagem comum de toda a humanidade, para transmitir o apelo pela paz, resistir aos confrontos entre campos e defender a tranquilidade do lar.
O esporte é uma janela para um país se comunicar com o exterior. Os Jogos Asiáticos de Hangzhou permitiram que a Ásia e o mundo vissem uma China aberta, entusiasta e moderna. A província de Zhejiang está construindo hoje uma zona de demonstração para prosperidade comum, sendo uma pioneira na promoção da modernização chinesa. Hangzhou é uma das cidades chinesas com o desenvolvimento da economia digital mais ativo. Nesta edição, os “Jogos Asiáticos Inteligentes” foram incluídos pela primeira vez no conceito de sediar o evento.
“Acredito que veremos os maiores Jogos Asiáticos da história”, afirmou o presidente interino do Conselho Olímpico da Ásia, Raja Randhir Singh, ao expressar suas expectativas sobre a edição em Hangzhou.
Nos próximos 16 dias, as pessoas não só desfrutarão de competições esportivas de alto nível, como também estreitarão os laços de união e amizade, além de sentir a mistura entre a beleza oriental e o espírito esportivo.