O ministro do Comércio da China, Wang Wentao, e a secretária de Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, se reuniram ontem (28) em Beijing.
Wang Wentao manifestou a solene preocupação da parte chinesa sobre algumas políticas dos Estados Unidos relacionadas ao comércio bilateral, tais como, as altas tarifas cobradas de acordo com a Seção 301 da Lei de Comércio do país, as políticas sobre os semicondutores, restrições de investimento bidirecionais, subsídios discriminatórios e sanções contra empresas chinesas.
O ministro chinês deixou claro que o abuso do conceito da segurança nacional não favorece o comércio regular entre os dois países. Salientou que as sanções unilaterais e o protecionismo não correspondem às regras do mercado, nem ao princípio de concorrência justa, e só prejudicam a estabilidade da cadeia de suprimento industrial global.
Os dois concordaram em estabelecer um grupo de trabalho composto por altos funcionários, e se encontrar pelo menos uma vez por ano, para buscar soluções para os problemas no comércio bilateral.