A Ferrovia de Alta Velocidade Jacarta-Bandung é um exemplo bem-sucedido de países em desenvolvimento da região trabalhando juntos para a modernização, disse o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, nesta quarta-feira, ao inspecionar o projeto de cooperação China-Indonésia.
Ao chegar à estação de Halim, Li foi calorosamente recebido por funcionários chineses e indonésios. Ele ouviu o relatório sobre a construção da ferrovia e expressou seu apreço pelo trabalho árduo feito pelos construtores dos dois países.
Observando que, como a primeira ferrovia de alta velocidade no Sudeste Asiático, a Ferrovia de Alta Velocidade Jacarta-Bandung é um projeto emblemático da cooperação Cinturão e Rota da China-Indonésia, apoiado pessoalmente pelo presidente chinês, Xi Jinping, e pelo presidente indonésio, Joko Widodo, e que também carrega as aspirações do povo indonésio por uma vida melhor.
Os dois lados devem implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, fazer preparativos cuidadosos, garantir a abertura de alto padrão e a operação de alta qualidade da ferrovia de alta velocidade e injetar um impulso forte e duradouro na modernização da Indonésia e da região, disse Li.
Li então fez um passeio de teste e inspecionou a construção da plataforma na Estação de Karawang. Chamando a ferrovia de alta velocidade de um caminho para a integração, abertura e prosperidade comum, Li disse que ela não apenas encurtará a distância temporal e espacial entre as cidades, mas também promoverá a otimização e a atualização da estrutura industrial e fortalecerá o desenvolvimento econômico ao longo da rota.
A China está pronta para compartilhar sua experiência madura com a Indonésia e trabalhar em conjunto para fazer um bom trabalho no desenvolvimento de indústrias e revitalização de cidades por meio da ferrovia de alta velocidade, disse Li.
Ele destacou que as economias da China e da Indonésia são altamente complementares e que há um enorme potencial de cooperação prática.
Os dois lados devem fazer esforços contínuos para assumir a liderança na cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota na região, impulsionar a construção da comunidade China-Indonésia com um futuro compartilhado para um novo nível e contribuir para o bem-estar de seu povo e o desenvolvimento e prosperidade da região, disse Li.
Conectando Jacarta, a capital da Indonésia, e Bandung, a quarta maior cidade da Indonésia, a Ferrovia de Alta Velocidade Jacarta-Bandung tem 142 quilômetros de comprimento e uma velocidade máxima projetada de 350 quilômetros por hora (km/h).
Este é o primeiro projeto ferroviário de alta velocidade no exterior que usa totalmente os sistemas ferroviários, tecnologia e componentes industriais chineses. A PT Kereta Cepat Indonésia-China, um consórcio de joint venture criado pela Indonésia e pela China, é responsável pelo investimento, construção e operação.