A China e Barbados estabeleceram relações diplomáticas há 46 anos, e sua amizade tem uma longa história. Recentemente, a primeira-ministra de Barbados, Mia Amor Mottley, concedeu uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês), afirmando que o estabelecimento das relações diplomáticas com a China provou a coragem do seu país.
Mottley disse: “Barbados e a China podem se respeitar mutuamente e respeitar a soberania um do outro. A amizade entre as duas nações já dura quase cinquenta anos. Nós dois enfatizamos colocar o povo em primeiro lugar, pois isso é a força motriz para o desenvolvimento das relações bilaterais.”
Segundo a primeira-ministra, a atitude da China em relação aos países de pequeno e médio porte também é digna do respeito. Ela agradece à China pela atitude em relação aos países pequenos e pela cooperação com eles de maneira respeitosa para realizar metas comuns de desenvolvimento.
Em relação ao conceito de comunidade de futuro compartilhado para a humanidade, à Iniciativa de Desenvolvimento Global, à Iniciativa de Segurança Global e à Iniciativa de Civilização Global propostos pelo presidente chinês, Xi Jinping, Mottley acredita que essas ideias refletem o respeito mútuo e um futuro compartilhado e indicam um caminho para o desenvolvimento global.
Espera-se que, no futuro, China e Barbados possam aprofundar ainda mais as relações amistosas, ampliar as áreas de cooperação e construir uma comunidade de futuro compartilhado China-Barbados.