O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu na tarde desta quarta-feira (24) no Grande Palácio do Povo, em Beijing, com o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, que está em visita oficial à China.
“Em março deste ano, fiz uma visita de Estado bem-sucedida à Rússia e tracei com o presidente Putin um plano do desenvolvimento das relações sino-russas e da cooperação em vários campos para o futuro”, disse o líder chinês. Consolidar e desenvolver os laços China-Rússia são tanto a aspiração dos povos quanto a tendência dos tempos.
Xi Jinping frisou que a parte chinesa quer trabalhar com a Rússia para continuar a apoiar firmemente um ao outro nas questões de interesses essenciais, além de reforçar coordenações dentro dos mecanismos multilaterais, incluindo a ONU, Organização de Cooperação de Shanghai, Brics e G20. Ambos os lados devem melhorar o nível de cooperação comercial e de investimento, aperfeiçoar o mecanismo de colaboração bilateral, ampliar a cooperação em energia e interconexão e expandir os intercâmbios culturais. A China está disposta a cooperar com a Rússia e os países da União Econômica Eurasiática (UEE) para promover a conexão da iniciativa do Cinturão e Rota com as estratégias de desenvolvimento da UEE, com vista a formar um grande mercado regional mais aberto e garantir a estabilidade das cadeias globais de indústria e de suprimento.
Mishustin, por sua vez, declarou que a parte russa quer implementar os consensos importantes alcançados pelos chefes de Estado dos dois países e aproveitar de forma suficiente a reunião regular entre premiês e outros mecanismos cooperativos, de maneira a aprofundar a colaboração pragmática em diversas áreas. A Rússia vai trabalhar com a China para impulsionar o progresso da multipolarização mundial e consolidar a ordem internacional com base na lei internacional.