A companhia multinacional chinesa Alibaba e a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) assinaram um memorando de entendimento, na terceira-feira (8), em Maputo, com o objectivo de dinamizar as exportações de produtos moçambicanos para o mercado externo.
A oficialização foi feita de forma virtual, envolvendo as partes nos seus respectivos países.
O presidente da Câmara de Comércio de Moçambique, Álvaro Massingue, disse que a plataforma Alibaba congrega vários compradores e vários vendedores, o que vai ajudar a colocar Moçambique no mapa-mundo, por forma a aumentar as exportações.
“Pretendemos aumentar a nossa projeção através da disponibilização de produtos que são produzidos em Moçambique”, disse Massingue durante o seu discurso.
O presidente da CCM acrescentou que, “a CCM tem o seu papel que é emitir a certificação de origem das mercadorias. Este memorando vai também ajudar a promover as exportações por forma a resolver o desequilíbrio entre importações e exportações”.
Massingue disse que a plataforma vai ajudar os pequenos produtores que não conseguem colocar seus produtos no mercado externo, e assim aumentar o número de exportadores moçambicanos.
“Existem produtores que não têm tido mercado por falta de divulgação, então, vamos continuar a inscrever os produtores na plataforma e isso vai impulsionar maior oferta”, disse Massingue.