Beijing – Uma porta-voz da parte continental da China condenou veementemente na quarta-feira a expulsão por parte de Taiwan de um barco de pesca da China continental, a qual resultou em duas mortes.
Zhu Fenglian, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, fez as observações sobre um incidente na tarde de quarta-feira, quando um barco de pesca da Província de Fujian, no sudeste do país, foi expulso nas águas da área de Kinmen, o que fez quatro pessoas a bordo caírem no mar e duas delas morrerem.
Estendendo condolências e solidariedade às vítimas e suas famílias, Zhu expressou forte condenação ao incidente que ocorreu durante a Festa da Primavera e que minou a boa vontade mútua entre compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan.
Há muitos anos a parte continental faz muitos esforços para garantir o trabalho normal dos pescadores dos dois lados do Estreito e estabeleceu instalações de recepção em várias localidades costeiras para os pescadores de Taiwan, disse Zhu.
No entanto, há algum tempo, a autoridade do Partido Progressista Democrático de Taiwan tem, sob várias desculpas, detido à força barcos de pesca da China continental e tem tratado rudemente os pescadores da parte continental, o que é a principal causa de tal incidente, disse a porta-voz.
Zhu instou as partes relevantes de Taiwan a respeitarem o fato histórico de os pescadores de ambos os lados do Estreito operarem nas zonas de pesca tradicionais do Estreito e as advertiu de que devem garantir a segurança dos pescadores da parte continental e evitar que tais incidentes voltem a acontecer.