Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Crianças paquistanesas e chinesas comemoram o Ano Novo Chinês com alegria e união

Por Raheela Nazir e Jiang Chao

Islamabad, 22 jan (Xinhua) — Enquanto o mercúrio caía para um dígito na capital federal do Paquistão, Islamabad, tornando o clima frio e nebuloso no domingo, um salão de hotel decorado com as tradicionais lanternas vermelhas chinesas era uma fonte de calor e aconchego para as pessoas reunidas para comemorar o Ano Novo Lunar Chinês.

Com o lema “Viva a amizade entre Paquistão e China”, o salão estava cheio de pessoas do Paquistão e da China, incluindo professores, estudantes e voluntários.

Durante o evento, uma série deslumbrante de apresentações, incluindo danças tradicionais, sitcoms e Kung Fu, feitas por crianças paquistanesas e chinesas, encheu os corações do público de alegria, paz e harmonia.

A gala foi iniciada com uma dança clássica, “Andorinha Voadora”, apresentada pela chinesa Liu Huijun. “As andorinhas voadoras simbolizam o retorno da primavera à terra. Espero levar bênçãos de Ano Novo Chinês aos amigos paquistaneses por meio dessa dança”, disse ela.

Usando um vestido dourado brilhante, Sidra Sajjad, uma aluna de 8 anos de idade e artista de dança, estava toda sorridente quando perguntaram a ela sobre seu vestido e seu desempenho durante o evento.

“Hoje estou usando meu melhor vestido dourado para apresentar uma música que destaca a forte e doce amizade entre o Paquistão e a China… Meus amigos chineses também se apresentaram, e os vestidos tradicionais que eles estavam usando realmente me encantaram”, disse Sajjad à Xinhua.

Sobia Adnan, diretora do Islamabad China-Pakistan Youth One Heart Step and Cure Home (ICOSH), um orfanato financiado pela China em Islamabad, de onde veio a maioria das crianças paquistanesas que participaram da festa de gala, disse que as comemorações do Ano Novo Chinês iluminam os rostos dos órfãos, pois eles estão desfrutando de momentos de alegria e felicidade com seus amigos chineses.

“Ambas as culturas do Paquistão e da China são humanas e belas… A festa de gala pode provar que somos amigos únicos e eternos. Somos gratos ao povo chinês por ser um raio de esperança para essas crianças carentes do Paquistão”, disse ela.

Shifa Butt, que instrui as crianças paquistanesas a apresentar uma dança chamada “Mãe”, disse que a gratidão expressa por essa dança é semelhante à cultura chinesa de piedade filial e que as culturas dos dois países promovem valores positivos.

A dança apresentada pelas crianças paquistanesas também emocionou um garoto chinês, Ma Yusheng, que apresentou a chamada dança “Kemusan”, o mais recente sucesso da internet na China, traduzida como dança do “Sujeito Três”, levando a gala a um novo patamar.

“Tenho ensaiado arduamente por vários dias, esperando apenas trazer alegria a vocês hoje, e meu desempenho não é ruim!”, disse ele.

Falando à Xinhua na ocasião, Asma Munir Salman, líder escolar da Escola Great Maple em Rawalpindi, disse que participar de tais eventos culturais sempre é emocionante e estimulante.

“As crianças de ambos os países usaram a música e a arte para demonstrar os conceitos de aprendizado cultural mútuo, paz e inclusão, o que é um bom exemplo para o mundo atual… Estamos muito felizes por estarmos aqui neste evento e todos sabemos que a cultura, a música e as artes não têm limites e fronteiras”, disse ela.

Em sua escola, Salman disse que muitos alunos paquistaneses estão aprendendo o idioma, a cultura e as artes marciais chinesas, acrescentando que a maneira como as crianças estão aceitando as culturas umas das outras é animadora, pois estimula a compreensão global e promove relações pacíficas entre as nações.

Em conversa com a Xinhua, Ma Bin, presidente do Instituto Cultural Educacional China-Paquistão (CPECI, em inglês), que organizou o evento, disse que o objetivo da festa é permitir que as crianças de ambos os países compartilhem a alegria e a paz do Ano Novo Chinês.

“O pensamento cultural chinês sempre defende a igualdade cultural e a inclusão. Esperamos que as crianças de ambos os países possam apreciar a cultura umas das outras por meio de intercâmbios mútuos e apresentações artísticas”, disse ele. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo