Por Raheela Nazir
Islamabad – Annoushay Zahra, uma estudante de medicina de 19 anos da capital paquistanesa, Islamabad, ficou emocionada e entusiasmada com o início de uma nova fase de sua vida na China depois de receber a bolsa do governo chinês para 2023-2024.
Zahra é uma das dezenas de estudantes paquistaneses que recentemente receberam bolsas de estudo totalmente financiadas pela China para estudarem em várias universidades de alto nível a fim de prosseguirem os seus programas de pós-graduação, mestrado e doutoramento.
Com um sorriso radiante e um sentimento de gratidão, Zahra disse à Xinhua que está grata ao governo chinês e ao povo por fornecerem aos estudantes paquistaneses uma porta de entrada para a realização dos seus sonhos e aspirações.
“Como beneficiária da bolsa de estudos chinesa, estou muito entusiasmada com esta incrível oportunidade. Estou ansiosa para explorar novas culturas e idiomas e fazer novos amigos da China e de todo o mundo que se juntarão a nós durante nossa jornada acadêmica na China”, disse ela.
Zaneera Malik, outra estudante que fará doutorado na China, disse que, além dos aspectos de conhecimento acadêmico e crescimento, a bolsa proporcionou-lhe uma plataforma única para representar o Paquistão no cenário internacional, bem como aprender a rica cultura chinesa.
A bolsa não se trata apenas de educação, trata-se de construir pontes entre as nações, promover a diplomacia educacional e contribuir para um conjunto global de conhecimento e investigação, tanto no Paquistão como em todo o mundo, acrescentou ela.
Malik acredita que os esforços colaborativos da China e do Paquistão darão frutos na forma de acadêmicos capacitados para trazer mudanças positivas à sociedade.
À margem de uma cerimônia de despedida organizada pela Comissão de Ensino Superior do Paquistão (HEC, em inglês) na sexta-feira, o presidente da HEC, Mukhtar Ahmed, disse à Xinhua que o Paquistão e a China desfrutam de uma longa história de relacionamento e têm cooperado em diversos campos, incluindo o setor da educação, para o desenvolvimento socioeconómico.
Estes estudantes vão aprender boas competências e tecnologia avançada da China, o país em desenvolvimento mais rápido do mundo, disse ele, acrescentando que depois de aprenderem as melhores práticas adotadas pelo povo chinês para fazer enormes progressos, estes estudantes desempenharão um papel crucial na o desenvolvimento nacional do Paquistão.
Pang Chunxue, encarregada de negócios da Embaixada da China no Paquistão, disse que o governo chinês atribui grande importância aos intercâmbios educacionais e à cooperação entre os dois países, que continuaram a expandir-se e a aprofundar-se para um novo nível histórico.
O programa de bolsas de estudo é uma medida crucial do governo chinês para promover intercâmbios e cooperação entre a China e o Paquistão, ajudar o Paquistão a melhorar o cultivo de talentos e a construção de capacidades e aprofundar continuamente a amizade “firme” entre os dois países, disse ela.