Beijing, — Xi Jinping pediu neste domingo o avanço da Iniciativa China Bela na sessão de abertura do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh).
Respeitar a Natureza, se adaptar a ela e protegê-la representam uma exigência intrínseca da construção integral de um país socialista moderno, apontou ele.
Para promover a construção de uma China bela, vamos persistir na proteção integrada e gestão sistemática de montanhas, rios, florestas, terras agrícolas, lagos, pastagens e desertos, assinalou Xi.
“Vamos coordenar o reajuste da estrutura industrial, o controle da poluição, a proteção ecológica e a resposta às mudanças climáticas, e impulsionar paralelamente a redução de emissões de carbono, a diminuição da poluição, a transição verde e o crescimento econômico”, acrescentou.
A China promoverá um desenvolvimento verde e de baixo carbono que priorize a proteção ambiental e se caracterize pela economia de recursos e pela sua utilização eficiente, continuou.
Vamos implementar a estratégia de poupança geral e desenvolver as indústrias verdes e de baixo carbono. Fomentaremos o consumo verde e promoveremos os modelos de produção e os modos de vida verdes e de baixo carbono, disse Xi.
Vamos dedicar esforços constantes e intensos para melhorar a qualidade do ar, água e terra. Precisamos acabar basicamente com a grave poluição atmosférica, eliminar a água escura e fétida nas áreas urbanas e reforçar a prevenção e controle da poluição do solo desde a sua origem, destacou Xi.
A China trabalhará de forma ativa e prudente para a chegada ao pico das emissões de dióxido de carbono e a neutralização carbônica.
Com base na condição característica em termos de recursos energéticos do nosso país e persistindo em “estabelecer o novo antes de eliminar o antigo”, vamos avançar passo a passo e conforme o planejado para que as emissões de dióxido de carbono cheguem ao auge, ressaltou.
Temos de promover profundamente a revolução energética, reforçar o uso limpo e eficiente do carvão e planejar e construir de forma acelerada o sistema energético de novo modelo. Participaremos ativamente da governança global sobre a resposta às mudanças climáticas, concluiu Xi.