Beijing – As empresas de capital estrangeiro na China consideraram o ambiente de negócios no país promissor, com a grande maioria mantendo ou expandindo sua escala de negócios no primeiro trimestre, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Chinês de Promoção do Comércio Internacional.
As empresas de capital estrangeiro estavam geralmente otimistas sobre as novas oportunidades de desenvolvimento de alta qualidade da China e suas expectativas e confiança no crescimento futuro permanecem estáveis, mostra o levantamento.
Em comparação com o quarto trimestre de 2021, 71% das companhias estrangeiras entrevistadas mantiveram sua escala de negócios no primeiro trimestre, enquanto 16,4% tiveram expansão.
O estudo também mostrou que as empresas estrangeiras permanecem otimistas sobre suas perspectivas de desenvolvimento na China, com 13,5% planejando aumentar o investimento na segunda maior economia do mundo.
Cerca de 42,6% das companhias estrangeiras escolheriam o Delta do Rio Yangtzé como o principal destino de investimento.
As empresas estrangeiras têm uma visão relativamente favorável da construção de infraestrutura pública municipal, promoção da concorrência no mercado e aquisição de locais de negócios, mostra a pesquisa, acrescentando que elas estão geralmente satisfeitas com a macroeconomia e as políticas regulatórias.
O investimento estrangeiro direto em uso real na parte continental da China cresceu 25,6% ano a ano no primeiro trimestre, para 379,87 bilhões de yuans, mostraram os dados do Ministério do Comércio.
Em termos de dólares norte-americanos, a entrada subiu 31,7% anualmente, para US$ 59,09 bilhões.