Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Xi e primeiro-ministro japonês trocam felicitações pelo 50º aniversário da normalização das relações diplomáticas China-Japão

Beijing — O presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, trocaram mensagens de felicitações nesta quinta-feira pelo 50º aniversário da normalização das relações diplomáticas China-Japão.

Em sua mensagem, Xi destacou que, há 50 anos, os então líderes chineses e japoneses entenderam a situação com visão para frente e tomaram uma importante decisão política para normalizar as relações diplomáticas China-Japão, o que abriu um novo capítulo nas relações bilaterais.

Ele disse que durante os últimos 50 anos, graças aos esforços conjuntos dos dois governos e povos, os dois lados assinaram sucessivamente quatro documentos políticos e alcançaram uma série de consensos importantes, e aprofundaram continuamente os intercâmbios e a cooperação em vários campos, trazendo importantes benefícios para os dois países e seus povos, e promovendo a paz e o desenvolvimento da região e do mundo em geral.

Xi enfatizou que atribui grande importância ao desenvolvimento das relações China-Japão e está disposto a trabalhar com Kishida para liderar ambos os lados na construção conjunta de uma relação China-Japão que atenda às demandas da nova era, aproveitando a celebração do 50º aniversário da normalização dos laços diplomáticos como uma oportunidade e seguindo a tendência dos tempos.

Em sua mensagem, Kishida disse que há 50 anos, os então líderes chineses e japoneses, com pensamento estratégico e coragem política, abriram um novo rumo histórico nas relações Japão-China.

Durante os últimos 50 anos, a cooperação Japão-China em uma ampla gama de áreas, como economia, cultura e intercâmbio de pessoal, fez progressos notáveis, disse Kishida, acrescentando que é de grande importância para os dois lados criarem juntos um novo futuro para as relações Japão-China.

O lado japonês está disposto a dar as mãos ao lado chinês para focar na promoção do desenvolvimento das relações Japão-China construtivas e estáveis, bem como a paz e a prosperidade dos dois países, da região e do mundo nos próximos 50 anos, disse ele.

No mesmo dia, o primeiro-ministro chinês Li Keqiang e Kishida também trocaram felicitações. Li disse que a China e o Japão são geograficamente próximos e culturalmente conectados, e são países importantes na região e na comunidade internacional.

A China está disposta a fazer esforços conjuntos com o Japão para trabalhar pela coexistência pacífica e amigável, manter a base política das relações bilaterais, aprofundar os intercâmbios e a cooperação em várias áreas, lidar adequadamente com os conflitos e diferenças e promover um desenvolvimento saudável e estável das relações China-Japão com o 50º aniversário da normalização dos laços diplomáticos como um novo ponto de partida, disse Li.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo