Chengdu — Um trabalhador de uma usina hidrelétrica chinesa desaparecido por 17 dias após o terremoto de magnitude 6,8 que atingiu a província chinesa de Sichuan foi encontrado vivo.
Gan Yu, um trabalhador de 28 anos de uma usina hidrelétrica no distrito de Luding, em Sichuan, foi resgatado por um morador local na quarta-feira. Ele está recebendo tratamento no Hospital da China Ocidental da Universidade de Sichuan.
Ni Taigao, o aldeão que encontrou Gan, decidiu se juntar às buscas pela vítima desparecida porque era familiarizado com as montanhas locais, de acordo com um vídeo postado pela emissora estatal China Central Television (CCTV).
Na quarta-feira de manhã, Ni ouviu alguém gritando por ajuda em uma encosta da montanha e encontrou Gan deitado na floresta, informou a CCTV.
Gan disse-lhe que ele tinha sobrevivido à provação comendo frutas selvagens e bebendo água da nascente.
Gan apresentava múltiplas lesões em músculos e tendões, entre outros tecidos, além de várias fraturas e infecções graves, disse Wu Hong, vice-presidente do hospital.
Apesar da fraqueza física, seus sinais vitais estavam estáveis, de acordo com o hospital.
Em 5 de setembro, quando o terremoto atingiu Luding, Gan e um colega optaram por não deixar o local, mas permanecerem em seus postos na usina hidrelétrica, salvando aldeias a jusante de serem inundadas. Seu colega foi resgatado em 8 de setembro.
Até 11 de setembro, o número de vítimas fatais do terremoto chegou a 93.