Bejing — A China vem expandindo sua rede de área de livre comércio desde sua adesão à Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2001, disse Shu Jueting, porta-voz do Ministério do Comércio, nesta quinta-feira.
Até agora, a China assinou 19 acordos de livre comércio com 26 países e regiões, com parceiros cobrindo a Ásia, Oceania, América Latina, Europa e África, disse Shu em uma coletiva regular.
O volume do comércio entre a China e seus parceiros de livre comércio representa cerca de 35% do comércio exterior total do país, segundo a porta-voz.
O país aumentará ainda mais a proporção de comércio de mercadorias com tarifa zero, facilitará o acesso ao mercado para o comércio de serviço e de investimento, tomará parte ativa nas negociações sobre novas regras para economia digital e proteção ambiental e desenvolverá novos sistemas para uma economia aberta a um nível mais elevado, indicou Shu.
A China também assinará mais acordos de livre comércio com parceiros dispostos e trabalhará para aumentar a eficácia desses acordos visando beneficiar as empresas e as pessoas de forma melhor e mais rápida, acrescentou Shu.