Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Dois bancos estrangeiros na China concederão empréstimos através de ferramenta de apoio à redução de carbono

Beijing, 29 ago – O Banco Popular da China (o banco central chinês) declarou na sexta-feira que duas instituições credoras estrangeiras foram adicionados à lista de organismos financeiros que podem fornecer empréstimos de baixo custo a empresas através de uma ferramenta de apoio para a redução das emissões de carbono.

O Deutsche Bank (China) Co., Ltd. e a Societe Generale (China) Ltd. são os dois bancos que acabaram de receber a aprovação, disse o banco central.

O movimento mostra que a China atribui grande importância à transformação verde, adere à abertura, trata as instituições financeiras estrangeiras como iguais e apoia seu desenvolvimento no país, explicou o banco central.

A ferramenta de apoio foi lançada em novembro do ano passado pelo banco central e dois outros departamentos do governo central para fornecer empréstimos de baixo custo para as instituições financeiras e apoiá-las na prestação de empréstimos a empresas nos principais campos de redução de carbono.

O banco central adota “o sistema de fundos diretos”, o que significa que as instituições financeiras podem solicitar esse financiamento de baixo custo ao banco central após a concessão dos empréstimos para redução de carbono.

O banco central fornecerá às instituições financeiras fundos equivalentes a 60% do principal de um empréstimo, a uma taxa de juros anual de 1,75% através da ferramenta.

A China anunciou que pretende atingir o pico das emissões de dióxido de carbono antes de 2030 e alcançar a neutralidade de carbono antes de 2060.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo