Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Premiê chinês pede a províncias economicamente importantes que consolidem recuperação

Shenzhen – O premiê chinês, Li Keqiang, pediu nesta terça-feira esforços das províncias com maior peso econômico para que cumpram sua responsabilidade devida na consolidação da recuperação econômica.

Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as declarações em Shenzhen ao presidir um simpósio sobre a situação econômica. Autoridades das seis principais províncias econômicas – Guangdong, Jiangsu, Zhejiang, Shandong, Henan e Sichuan – falaram na reunião ou por meio de videoconferência.

Li enfatizou os esforços para apoiar as entidades de mercado, estabilizar emprego e preços e garantir a subsistência do povo.

Observando que a economia da China está em uma fase crítica de estabilização, Li pediu a adoção de um senso de urgência nos esforços do país para consolidar o ímpeto da recuperação.

O país deve implementar plenamente a nova filosofia de desenvolvimento e coordenar a prevenção e controle da epidemia com o desenvolvimento econômico e social de maneira altamente eficiente, disse Li.

As seis províncias contribuem com 45% da produção econômica total do país, disse Li, chamando-as de pilares do desenvolvimento econômico do país e pedindo que estas assumam um papel fundamental na estabilização do crescimento econômico.

Li instou as potências econômicas a garantirem a implementação sólida de um pacote de políticas pró-crescimento, enquanto alavancam políticas para energizar as entidades do mercado, facilitar a logística e estabilizar as cadeias industriais e de suprimentos.

Os governos locais devem exercer austeridade, aproveitar melhor os ativos existentes, manter o equilíbrio entre receitas e despesas e garantir gastos fiscais destinados à subsistência do povo, disse Li.

Li pediu esforços para garantir a estabilidade das entidades de mercado, a fim de estabilizar a economia e o emprego. Observando que as seis províncias possuem mais de 40% das entidades de mercado da China, que oferecem mais de 40% das oportunidades de emprego do país, ele enfatizou o trabalho para aumentar o apoio às empresas para superar as dificuldades e retomar a vitalidade.

Medidas devem ser tomadas para promover o consumo nessas províncias, cada uma com uma grande população, disse Li, pedindo a promoção do consumo de grande escala, incluindo o consumo de automóveis, enquanto satisfaz a demanda das pessoas sem casa por moradia própria e a demanda das pessoas por maiores espaços habitacionais.

Li também pediu o aumento do apoio financeiro para regiões com mais projetos qualificados por meio de dívidas especiais do governo local e instrumentos financeiros de desenvolvimento e baseados em políticas. Ele pediu às localidades que acelerem a construção de projetos maduros para aumentar o investimento efetivo e o consumo relacionado.

Ele disse que as seis províncias devem continuar com a exploração de reforma, aprofundar reformas para simplificar a administração e delegar poder e estimular ainda mais a vitalidade do mercado e a criatividade social.

Li também instou as seis províncias a promoverem a abertura em um patamar mais elevado e estabilizar o comércio exterior e o investimento estrangeiro para obter benefícios mútuos e resultados ganha-ganha. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo