Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Número de fazendas italianas diminui um terço na década, diz ISTAT

Roma – O número de fazendas na Itália diminuiu em quase um terço na década que termina em 2020, informou o escritório de estatísticas do governo italiano (ISTAT) na terça-feira. No entanto, as fazendas cresceram dramaticamente em tamanho e eficiência no mesmo período.

O ISTAT divulgou na terça-feira os desdobramentos setoriais e regionais de seu sétimo censo geral da agricultura, uma pesquisa com mais de 1,7 milhão de fazendas italianas e empresas agrícolas de todos os tipos e tamanhos.

O relatório compara dados de 2020 e 2010, incluindo o impacto da pandemia de COVID-19 no setor agrícola italiano.

Turista passa por uma fonte na Piazza del Popolo, em Roma, Itália, no dia 5 de agosto de 2022 (Foto por Alberto Lingria/Xinhua)

De acordo com o ISTAT, a Itália tinha um total de 1,06 milhão de fazendas comerciais em 2020, em comparação com 1,56 milhão uma década antes, uma queda de 32 por cento.

No entanto, o número de grandes fazendas (propriedades com pelo menos 30 hectares) cresceu.

A eficiência em termos de produção agrícola por unidade de terra também aumentou pelo menos um décimo na maioria dos setores agrícolas, com alguns setores crescendo pela metade ou mais no período de 2010 a 2020.

O relatório do ISTAT veio em meio a novos desafios dramáticos para o setor agrícola este ano, incluindo o aumento dos preços dos combustíveis em grande parte provocado pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia. A Itália também está lidando com um clima particularmente quente e seco, que de acordo com a confederação agrícola Coldiretti reduzirá a produção agrícola do país em algumas áreas em até 45 por cento este ano.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo