Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Hebei alcança desempenho excelente na última década

 Shijiazhuang, 11 ago – A Província de Hebei, no norte da China, obteve conquistas notáveis na última década, anunciou em coletiva de imprensa Ni Yuefeng, secretário do Comitê Provincial de Hebei do Partido Comunista da China.

   Nos últimos dez anos, o PIB da província aumentou de 2,3 trilhões de yuans (cerca de US$ 340,5 bilhões) em 2012 para mais de 4 trilhões de yuans em 2021.

   O consumo de energia por unidade do PIB caiu 43% no período, acrescentou Ni.

   De acordo com o oficial, Hebei superou a tarefa de reduzir o excesso de capacidade em seis indústrias de aço, carvão, cimento, vidro laminado, carvão metalúrgico e energia térmica.

   A capacidade de produção de aço da província foi reduzida de 320 milhões de toneladas em seu pico para menos de 200 milhões de toneladas, enquanto o desenvolvimento de indústrias emergentes estratégicas e indústrias de serviços modernos está se acelerando.

   “O desenvolvimento coordenado da região Beijing-Tianjin-Hebei, o planejamento e a construção da Nova Área de Xiongan e os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing trouxeram oportunidades de ouro para o desenvolvimento de Hebei”, assinalou Ni.

   Enquanto isso, todos os 2,3 milhões de moradores com dificuldades financeiras da província foram retirados da pobreza na última década. A renda disponível per capita dos seus residentes rurais mais que dobrou, de 8.081 yuans em 2012 para 18.179 yuans em 2021.

   De 2013 a 2021, a densidade média de PM2,5 em Hebei caiu de 104 para 38,8 microgramas por metro cúbico, os dias com boa qualidade do ar aumentaram de 149 para 269 e os de poluição pesada diminuíram de 73 para 9, destacou o governador Wang Zhengpu.

   Segundo ele, a província continuará promovendo a proteção de alto nível do meio ambiente e o desenvolvimento econômico de alta qualidade de maneira coordenada, tornando o meio ambiente ainda melhor.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo