Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Pelo menos 41 estruturas foram destruídas no maior incêndio florestal da Califórnia em 2022

Los Angeles – Pelo menos 41 estruturas foram destruídas pelo Oak Fire, até o momento o maior incêndio florestal neste ano no estado da Califórnia, oeste dos EUA, segundo autoridades na terça-feira.

O rápido incêndio florestal que começou na tarde de sexta-feira perto do Parque Nacional de Yosemite, no condado de Mariposa, no centro da Califórnia, queimou 18.087 acres (73,2 quilômetros quadrados) com 26 por cento de contenção na manhã de terça-feira, de acordo com o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire).

Cerca de 1.440 estruturas ainda estão ameaçadas, pois cerca de 3.000 bombeiros, com apoio de aeronaves, continuam seus esforços para apagar o grande incêndio florestal.

“As equipes de bombeiros continuam fornecendo defesa da estrutura, extinguindo pontos quentes e construindo e melhorando as linhas de fogo direto”, afirmou o Cal Fire em uma atualização.

“Fatores como seca persistente, combustíveis criticamente secos e mortalidade de árvores continuam contribuindo para a propagação do fogo. Os níveis de umidade foram ligeiramente mais altos durante a noite, quando a umidade das monções começou a entrar”, acrescentou a agência.

O Oak Fire forçou milhares de moradores locais a deixar suas casas. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência no condado de Mariposa no sábado devido aos efeitos do fogo contínuo.

Outro incêndio florestal abrangente, o Washburn Fire, queimou mais de 4.875 acres (19,7 quilômetros quadrados) até o momento, com 87 por cento contido após quase três semanas perto do Parque Nacional de Yosemite. O incêndio de Washburn chamou a atenção nacional, pois os bombeiros estão lutando contra o incêndio para proteger algumas das maiores e mais antigas árvores do mundo no parque.

Muitos dos maiores incêndios florestais, incluindo os cinco maiores, na história da Califórnia aconteceram nos últimos anos em meio a uma seca severa.

“A Califórnia continua tendo temporadas de incêndios florestais mais longas como resultado direto das mudanças climáticas”, segundo o Cal Fire em sua previsão para a temporada de incêndios de 2022, observando que “condições secas contínuas, com temperaturas acima do normal até a primavera, deixarão os níveis de umidade do combustível abaixo do normal, aumentando o potencial de incêndios florestais”.

Os incêndios florestais queimaram mais de 53.000 acres (214,5 quilômetros quadrados) até agora este ano no estado, de acordo com dados divulgados pelo Cal Fire.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo