Brasília – O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições gerais deste ano, afirmou nesta quarta-feira que não buscará a reeleição em 2026, caso seja eleito em outubro.
Em entrevista ao portal UOL, Lula disse que já tomou a decisão, lembrando que terá 81 anos em 2026.
“Acho que é justo ter direito à reeleição, mas sinceramente não penso em reeleição. Quero cumprir o mandato com a maior competência possível”, declarou.
“Não tenho idade, vou ter 81 anos (em 2026). É uma decisão minha, estou dizendo isso agora de livre e espontânea vontade: quero cumprir o melhor mandato que já fiz na minha vida e quero trabalhar em 4 anos por 40, esperem para ver”, enfatizou.
Sobre o perfil de seu possível ministro da Economia, disse que “tem que ser alguém com cabeça política, não quero fazer um governo de burocratas”.
O ex-presidente afirmou que em seu eventual governo, o reajuste anual do salário-mínimo será acima da inflação.
Lula disse ainda que mudará a política de preços da Petrobras, desvinculando-a da cotação do dólar, para reduzir o valor dos combustíveis para o consumidor final.
O ex-presidente, que encabeça as pesquisas eleitorais, declarou ainda que não teme sofrer um atentado durante a campanha.