Katmandu, 29 mar (Xinhua) — O primeiro-ministro do Nepal, KP Sharma Oli, elogiou nesta segunda-feira a contribuição da China para o mundo no combate à pandemia da COVID-19 depois que um lote de vacinas chinesas chegou ao país do Himalaia.
Um voo fretado da Nepal Airlines levou as vacinas doadas pela China na segunda-feira, dando um grande impulso para o Nepal continuar sua campanha de vacinação contra a pandemia.
Durante a cerimônia de entrega na residência do primeiro-ministro Oli em Katmandu, Oli expressou sinceros agradecimentos ao governo chinês em nome do governo nepalês e em sua capacidade pessoal pela doação.
Ele também apreciou os esforços da China anti-COVID-19.
“Aprecio as medidas tomadas pela China e os trabalhos feitos pelo governo da China para lutar contra a COVID-19”, disse ele. “A política de sucesso que a China adotou é uma lição para outros países.”
No início do dia, uma cerimônia de boas-vindas foi organizada no Aeroporto Internacional de Tribhuvan, em Katmandu, depois que o avião que transportava as vacinas chinesas pousou no aeroporto.
Participaram da cerimônia o ministro da Saúde do Nepal, Hridayas Tripathi, altos funcionários do governo nepalês e a embaixadora chinesa no Nepal, Hou Yanqi.
O ministro Tripathi expressou gratidão à China por doar as vacinas, dizendo que as doses chinesas contribuirão para a luta do Nepal contra a COVID-19.
“Somos muito gratos à nossa vizinha China. O Nepal passou por um longo lockdown (no ano passado). Não é fácil lutar contra a natureza e suas consequências. O ministério está tentando o seu melhor para evitar o lockdown (novamente). Essa vacina vai ajudar o plano do governo de evitar o segundo lockdown”, disse ele.
A embaixadora chinesa Hou disse: “Este lote de vacinas não é apenas uma implementação do compromisso solene da China de tornar a vacina chinesa contra COVID-19 um bem público global, mas também uma manifestação vívida da construção conjunta de uma comunidade com futuro compartilhado pelos nossos dois países.”
Ela acrescentou que as vacinas fornecidas pela China ajudarão o Nepal a superar a pandemia da COVID-19 rapidamente e contribuirão para a rápida retomada da vida econômica e social normal no Nepal.
As vacinas chinesas chegaram ao Nepal em um momento em que o país do Himalaia está lutando para obter vacinas suficientes para continuar sua campanha de vacinação. O Nepal iniciou a campanha de vacinação contra a COVID-19 em 27 de janeiro e até agora aplicou doses em mais de 1,7 milhão de pessoas em duas fases, de acordo com o Ministério da Saúde e População.
Em 17 de fevereiro, o Departamento de Administração de Medicamentos do Nepal aprovou o uso emergencial da vacina desenvolvida pela Beijing Institute of Biological Products, subordinada à Sinopharm.