Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, se reuniu por videoconferência com o presidente executivo do Fórum Econômico Mundial (FEM), Klaus Schwab, nesta terça-feira.
Li disse que a cooperação entre a China e o FEM percorreu uma jornada de mais de quatro décadas, quase em conjunto com o processo de reforma e abertura da China.
Ele apontou que o atual desenvolvimento mundial enfrenta muitas incertezas e fatores desestabilizadores, porém, a paz e o desenvolvimento mundial, a interação e o intercâmbio entre os países são um desejo comum dos povos e uma tendência predominante na época.
“A comunidade internacional precisa fortalecer a confiança, salvaguardar a paz e a estabilidade e enfrentar os desafios em conjunto com diálogo e comunicação mais próximos”, disse Li.
Li disse que a China aprecia o foco consistente do FEM no desenvolvimento econômico e uma cooperação mais forte com a China, e uma cooperação mais profunda entre os dois lados ajudará a enviar ao mundo uma mensagem positiva de crescimento da economia e melhoria de vidas.
O primeiro-ministro assinalou que a China permanecerá comprometida com a política nacional fundamental de abertura e trabalhará com todas as partes a fim de intensificar o diálogo e a comunicação para criar condições para uma cooperação de benefício mútuo.
Observando que o FEM mantém uma boa parceria com a China há mais de quatro décadas, Schwab disse que o FEM está pronto para aprofundar a cooperação com a China para promover o diálogo global, alavancar o papel da comunidade empresarial, aprimorar o intercâmbio e a cooperação globais e regionais e desempenhar um papel positivo para enfrentar o desafio climático, promover a transformação da indústria e impulsionar a justiça social.