Canal de Suez, Egito, 29 mar (Xinhua) — O tráfego no Canal de Suez foi retomado depois que a enorme embarcação de contêineres Ever Given foi desencalhada com sucesso, após ter trancado a passagem por quase uma semana, anunciou a Autoridade do Canal de Suez (SCA, em inglês) do Egito nesta segunda-feira.
O correspondente da Xinhua no local testemunhou que o cargueiro foi rebocado ao centro no canal e está navegando ao norte. Outras embarcações começaram a se mover subsequentemente, soando seus apitos.
A Leth Agencies, prestadora de serviços da SCA, confirmou que o mega-navio estava navegando para o norte a caminho do Bitter Lakes no canal.
Mohab Mamish, conselheiro do presidente do Egito para os projetos do Canal de Suez e ex-presidente da SCA, disse à TV estatal que “o tráfego no canal reiniciou hoje, e um grupo de navios detido está navegando”.
“O canal está agora completamente aberto para o tráfego, à medida que o navio com bandeira do Panamá se moveu”, destacou Mamish, acrescentando que a SCA aumentará o número de horas de trabalho para mover as embarcações rapidamente.
O navio passará por três dias de verificação técnica antes de receber a certificação para rumar a seu destino original em Roterdã, revelou Mamish.
“Treze rebocadores e duas dragas pertencentes à SCA participaram do trabalho de resgate do navio”, apontou o presidente da SCA, Osama Rabie.
A maré alta ajudou os esforços para puxar e empurrar o navio, acrescentou.
O presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi agradeceu aos “egípcios que contribuíram técnica e praticamente para acabar com a crise do Ever Given preso no Canal de Suez”.
O chefe da SCA enviou uma mensagem de garantia à comunidade marítima internacional de que “a navegação no canal foi retomada”.
O cargueiro de contêineres de 224 mil toneladas estava preso e bloqueando a hidrovia vital desde terça-feira da semana passada depois que perdeu a capacidade de direção em meio a ventos fortes e uma tempestade de areia.
O incidente causou uma suspensão temporária da navegação no canal artificial, mantendo pelo menos 321 navios em fila.
Ligando o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, o Canal de Suez é uma grande linha vital para o comércio marítimo global, uma vez que permite que navios viajem entre a Europa e o sul da Ásia sem contornar o sul da África, reduzindo assim a distância de viagem marítima entre a Europa e a Índia em cerca de 7 mil km.
Cerca de 12% do comércio mundial passa pelo Canal de Suez.