Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, enfatizou a consolidação das bases da recuperação econômica, exigindo esforços para colocar a economia de volta em um caminho normal o mais rápido possível e mantê-la funcionando dentro de uma faixa razoável.
Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as observações na terça-feira enquanto presidia um simpósio sobre a situação econômica que contou com a presença de economistas e empresários.
O desenvolvimento econômico da China passou por circunstâncias “extremamente raras” no segundo trimestre deste ano, com fatores inesperados provocando graves choques e crescente pressão para baixo, disse Li. Sob essas circunstâncias, os principais indicadores econômicos registraram um declínio substancial em abril.
Com uma série de políticas de estabilização econômica entrando em vigor rapidamente, estes indicadores apontaram para uma recuperação dificilmente conquistada em maio e junho. Entretanto, a base da recuperação ainda é instável e requer continuidade de esforços árduos para sustentar os fundamentos econômicos, disse o primeiro-ministro.
Esforços concertados devem ser feitos para consolidar os fundamentos da recuperação no terceiro trimestre e colocar a economia de volta nos trilhos o mais rápido possível, disse ele.
Para manter a economia funcionando dentro de uma faixa apropriada, o país deve colocar igual ênfase na estabilização do crescimento econômico e na contenção da inflação, particularmente a inflação importada. Deve assegurar tanto a intensidade quanto a racionalidade da política macroeconômica, disse Li.
O país, portanto, precisa assegurar que todas as medidas de alívio para as empresas sejam executadas de forma eficaz e fazer novos movimentos para desobstruir o transporte, a logística e as cadeias industriais e de suprimentos.
Ao mesmo tempo em que cria mais empregos através de meios baseados no mercado, o país deve salvaguardar o emprego de graduados universitários e trabalhadores migrantes e corrigir todos os tipos de práticas discriminatórias contra os candidatos a emprego, disse Li.
Sobre estabilizar os preços de alimentos e energia, Li pediu esforços para reforçar a produção de grãos de outono e melhorar a capacidade de fornecimento de eletricidade gerada com carvão.
Aderindo a uma política de reforma e abertura, o país continuará a criar um ambiente de negócios orientado para o mercado, baseado em lei e internacionalizado, com medidas para nutrir entidades de mercado e aumentar a vitalidade do mercado, segundo Li.
Os esforços também irão para a expansão do consumo com abordagens baseadas no mercado e sustentáveis, eliminando todos os obstáculos ao investimento e estabilizando o comércio exterior, acrescentou Li.
O vice-primeiro-ministro Han Zheng participou do simpósio.