Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Polícia Federal brasileira fará proteção dos candidatos à presidência

Rio de Janeiro – A Polícia Federal (PF) do Brasil anunciou que se encarregará de realizar os trabalhos de proteção dos candidatos às eleições presidenciais de outubro, incluindo treinamento de pessoal e distribuição de viaturas blindadas a todas as superintendências regionais em todos os estados.

“A operação terá início após a homologação em convenção partidária da candidatura, em observação à legislação vigente (que tem o prazo para acontecer entre 20 de julho e 05 de agosto do corrente ano). Serão mais de 300 policiais envolvidos entre aqueles que comporão as equipes dedicadas de proteção e aqueles das unidades especializadas que apoiarão as equipes dedicadas às visitas dos candidatos aos estados”, assegurou a PF em um comunicado.

A seleção dos agentes federais se baseou em sua experiência em matéria de proteção à pessoa, bem como em sua capacidade operacional.

“As equipes de cada candidato estão sendo formadas com fundamento em análise de risco feita por grupo de inteligência policial que atuará durante todo o período eleitoral”, declarou a PF, acrescentando que a metodologia é atualizada periodicamente, inclusive “levando-se em conta fatores sócio-políticos, subsidiando as ações das equipes de proteção”.

“Durante o ano de 2021, todas as unidades especializadas em proteção à pessoa da Polícia Federal foram alinhadas técnica e doutrinariamente”, ressaltou o comunicado. “Desde então, mais de 160 policiais federais foram formados na Academia Nacional de Polícia através do Curso Básico de Proteção à Pessoa, com cerca de 100 horas de treinamento”, acrescentou a PF.

Atualmente, o país tem 12 pré-candidatos à presidência, que deverão ser homologados nas convenções de seus respectivos partidos até 5 de agosto. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo