Beijing – O comércio exterior da China teve mudanças positivas no segundo trimestre à medida que as políticas do governo em prol do crescimento surtiram gradualmente efeito, conforme uma pesquisa realizada pelo Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional (CCPIT, em inglês).
No segundo trimestre, as empresas do setor de comércio exterior relataram melhorias em novos pedidos e custos operacionais, disse o porta-voz do CCPIT, Feng Yaoxiang, em uma coletiva imprensa na quarta-feira.
Durante o período, 25,43% das empresas pesquisadas tiveram crescimento trimestral no volume de comércio, 19,98% tiveram maiores lucros e 22,65% registraram aumento em novos pedidos.
As políticas de alívio para estabilizar o comércio exterior mostraram-se eficazes, segundo os resultados do levantamento. Para 55,97% das empresas pesquisadas, a aceleração nos reembolsos de impostos de exportação desempenhou o maior papel em aliviar as tensões de caixa.
Os resultados da pesquisa apontaram que as empresas do setor de comércio exterior permanecem otimistas sobre suas perspectivas de desenvolvimento, com 26,22% prevendo um crescimento anual do volume de comércio.
Com uma base sólida, o comércio exterior da China liberará ainda mais seu potencial, afirmou Feng, e mais medidas de apoio serão implementadas para estabilizar o comércio exterior e promover o desenvolvimento de alta qualidade.