Nações Unidas – A Albânia iniciou sua presidência rotativa de um mês do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas na quarta-feira.
De acordo com o programa de trabalho do conselho para o mês, a Albânia planeja organizar dois eventos de assinatura, que são um debate aberto sobre o fortalecimento da responsabilização e justiça por violações do direito internacional e um debate aberto em nível ministerial sobre o papel das organizações regionais na implementação do Agenda Mulheres, Paz e Segurança em contextos de turbulência política e tomada de poder pela força.
As questões africanas incluem briefing e consultas sobre o Escritório das Nações Unidas na África Central e o Exército de Resistência do Senhor, a Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas na República Centro-Africana, a Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo e a renovação do mandato da autorização para Estados-Membros a inspecionar navios em alto mar ao largo da costa da Líbia, com destino ou origem na Líbia.
As questões do Oriente Médio incluem um briefing a respeito do relatório do secretário-geral sobre a implementação da Resolução 2231 de 2015, que endossou o Plano de Ação Conjunto Global sobre o programa nuclear do Irã.
Estimamos que o conselho se reúna em junho sobre duas questões europeias. Um briefing sobre a manutenção da paz e da segurança na Ucrânia está previsto para 6 de junho.
O conselho realizará também sua reunião anual sobre o reforço da cooperação UE-ONU.
Em termos de questões asiáticas, o Conselho de Segurança realizará um debate sobre a Missão de Assistência da ONU no Afeganistão.
Nas Américas, haverá consultas sobre o Escritório Integrado da ONU no Haiti.
No dia 9 de junho, a Assembleia Geral deverá eleger cinco membros do Conselho de Segurança para o mandato 2023-2024, que são Equador, Japão, Malta, Moçambique e Suíça.
Outras questões podem ser levantadas em junho, dependendo dos desenvolvimentos, de acordo com o programa de trabalho do Conselho de Segurança.
O Conselho de Segurança tem 15 membros e sua principal responsabilidade é a manutenção da paz e da segurança internacionais. A presidência do conselho é realizada por cada estado-membro por um mês.