Beijing, 25 mar (Xinhua) — A China fez avanços na indústria de processamento de produtos agrícolas por meio de inovações em ciência e tecnologia durante o período do 13º Plano Quinquenal (2016-2020), disse a Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (ACCA).
Em 2020, a receita operacional da indústria de processamento agrícola da China passou dos 23,2 trilhões de yuans (US$ 3,6 trilhões), um aumento de 1,2 trilhão de yuans em termos anuais. A taxa de conversão do processamento agrícola atingiu 67,5%.
A contribuição da ciência e tecnologia ao desenvolvimento da indústria de processamento agrícola atingiu 63%, fornecendo forte apoio a seu crescimento estável e de longo prazo.
Os cientistas chineses fizeram avanços em importantes tecnologias como processamento profundo de produtos agrícolas e redução de perda pós-safra durante o período, disse a ACCA.
A qualidade e a segurança dos produtos agrícolas da China melhoraram constantemente depois que o país estabeleceu sistemas de monitoramento avançados e regulamentos padronizados na área.
Durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), a China aumentará seus esforços em inovação de pesquisa de tecnologias de processamento de produtos agrícolas e construirá um sistema teórico básico para promover a qualidade e a segurança da indústria, disse a entidade.
A ACCA disse que se esforçará por mais avanços em importantes tecnologias e controle automático da cadeia industrial inteira.
Também prometeu promover a construção de laboratórios estatais.