Beijing, 25 mar (Xinhua) — A China continuará a implementar medidas para impulsionar a pesquisa e desenvolvimento (P&D) das empresas manufatureiras e estender o apoio de empréstimos às companhias de pequeno e médio porte, de acordo com uma reunião executiva do Conselho de Estado.
O país aumentará a proporção dedutível isenta ao imposto para as despesas de P&D das empresas de manufatura e incentivará a inovação e a modernização industrial, ficou decidido na reunião, presidida pelo primeiro-ministro Li Keqiang nesta quarta-feira.
Ao maximizar o papel principal de inovação das empresas, a China deve divulgar mais medidas orientadas ao mercado, equitativas e inclusivas para estimular o investimento corporativo e social em P&D.
Além de aumentar a proporção dedutível, foi decidido na reunião antecipar as datas de dedução fiscal, para que as empresas manufatureiras possam se beneficiar de tais serviços fiscais o mais cedo possível.
O país também deve formular mais políticas fiscais de apoio para apoiar a P&D e as empresas orientadas para a inovação, decidiu a reunião.
De modo a garantir o apoio financeiro e atenuar as dificuldades de financiamento das pequenas e médias empresas, foi decidido estender as políticas preferenciais de diferimento do pagamento de empréstimos e de apoio de crédito às pequenas e médias empresas até o final deste ano.
Também foi aprovado o projeto de lei de formação profissionalizante.