Chongli, Zhangjiakou, 9 mar – Depois de vencer a prova de longa distância sentada há três dias, a esquiadora Yang Hongqiong conquistou seu segundo ouro nesta quarta-feira na competição de sprint sentado, faturando para a nação anfitriã a 10ª medalha de ouro em Beijing 2022.
Yang terminou a competição de 1,3 km em três minutos e 18,2 segundos, seguida pela veterana dos EUA, Oksana Masters, que ficou 1,7 segundo atrás e também se classificou em segundo lugar logo depois de Yang na prova de longa distância sentada. Li Panpan, outra chinesa, terminou em terceiro lugar, com 12,8 segundos de diferença em relação à vencedora.
Yang foi a primeira atleta feminina a ganhar duas medalhas de ouro depois que Zheng Peng se tornou o primeiro chinês a conquistar duas medalhas de ouro paralímpicas com suas vitórias nas provas de sprint masculino e de longa distância sentada.
A China havia ganhado apenas uma medalha em seis edições de Paraolimpíadas desde sua estreia em Salt Lake City 2002 – um ouro no curling de cadeira de rodas em PyeongChang 2018, mas o contingente de 96 atletas lidera agora com folga o ranking com 10 ouros e 31 medalhas no total.