Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Como pensamento econômico de Xi Jinping remodela China

Beijing, 2 mar – A China teve uma transformação fenomenal em seu panorama econômico desde o fim de 2012, com sua força, tamanho e extensão registrando mudanças sem precedentes.

O PIB da China era de cerca de 53,858 trilhões de yuans em 2012, respondendo por cerca de 11,5% do total mundial. Quase uma década depois, o PIB do país ultrapassou 110 trilhões de yuans em 2021, contribuindo com mais de 30% para o crescimento econômico mundial.

O milagre econômico chinês não aconteceu por acaso. Ele atesta a vitalidade e a eficácia da economia socialista da China sob a orientação do pensamento econômico de Xi Jinping.

O Pensamento de Xi Jinping sobre a Economia Socialista com Características Chinesas para uma Nova Era, revelado na Conferência Central de Trabalho Econômico em dezembro de 2017, tem como base principalmente a nova filosofia de desenvolvimento, que foi apresentada por Xi em 2015 e destaca um desenvolvimento inovador, coordenado, verde, aberto e compartilhado.

Quando Xi assumiu o cargo de secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) em 2012, a força econômica da China se destacou significativamente após mais de 30 anos de reforma e abertura. No entanto, desafios, incluindo pressão descendente sobre a economia, disparidades de renda e danos ambientais, não podem ser ignorados. Era necessária uma abordagem mais científica do mais alto nível.

Em 2015, Xi apresentou uma nova filosofia de desenvolvimento com desenvolvimento inovador, coordenado, verde, aberto e compartilhado, que estabeleceu uma diretriz fundamental para o desenvolvimento econômico da China como o núcleo do pensamento econômico de Xi.

Dois anos depois, no 19º Congresso Nacional do PCCh, Xi fez uma importante avaliação de que a economia do país estava passando de uma fase de rápido crescimento para um estágio de desenvolvimento de alta qualidade.

Desde então, o desenvolvimento de alta qualidade tem sido considerado como requisito fundamental para as autoridades na elaboração de políticas econômicas e no controle macroeconômico.

O pensamento econômico de Xi reflete a crescente compreensão das leis de desenvolvimento econômico e social pela liderança, e é considerado como um modelo chinês de modernização caracterizado por um caminho de desenvolvimento inovador, coordenado, verde, aberto e compartilhado.

O pensamento econômico de Xi compreende uma série de princípios. Um dos princípios é permanecer comprometido com uma filosofia de desenvolvimento centrado no povo, em linha com a qual as reformas têm avançado em todas as áreas de interesse público, incluindo educação, saúde e seguridade social.

Uma campanha monumental contra a pobreza foi lançada em uma escala nunca vista em todo o mundo. Em 2012, quase 100 milhões de chineses viviam abaixo da linha da pobreza. Em fevereiro de 2021, a China declarou a eliminação da pobreza absoluta, retirando os últimos 98,99 milhões da população rural carente da pobreza.

Em 2021, a renda disponível per capita da China atingiu 35.128 yuans, mais que dobrando em relação a 2010. O país desenvolveu o maior sistema de previdência social do mundo e possui o maior grupo de renda média do planeta.

Quanto ao princípio da relação entre governo e mercado, o pensamento destaca a necessidade de garantir que o mercado desempenhe um papel decisivo na alocação de recursos, com o governo desempenhando melhor seu papel, além de remover resolutamente os obstáculos institucionais ao desenvolvimento econômico.

Na última década, o governo delegou mais poderes, simplificou a administração e melhorou os serviços. Como resultado, as barreiras de mercado foram eliminadas com maior vigor, a vitalidade das entidades de mercado foi estimulada e a concorrência de mercado tornou-se mais justa.

Além disso, sob a orientação do pensamento econômico de Xi, a China se tornou mais aberta. Em 2013, a primeira zona-piloto de livre comércio foi estabelecida em Shanghai. Agora, o número dessas zonas chegou a 21, incluindo toda a ilha de Hainan. A lista negativa da China para investimentos estrangeiros foi ainda mais encurtada.

Os investidores globais depositaram mais votos de confiança ao investir na China. O investimento estrangeiro direto no país atingiu um recorde de 1,15 trilhão de yuans em 2021. O comércio exterior da China também bateu um novo recorde no mesmo ano, ultrapassando US$ 6 trilhões pela primeira vez.

A abordagem de desenvolvimento que a China defende sob o pensamento econômico de Xi também leva em conta a harmonia e a coordenação. Ele enfatiza o desenvolvimento sincronizado entre as regiões, otimizando a alocação de recursos e eliminando as disparidades econômicas, além de considerar os benefícios compartilhados para os seres humanos e a natureza.

O país fez progressos constantes na promoção da nova urbanização, com a taxa de urbanização de residência permanente atingindo 64,72% em 2021. O valor para 2012 foi de 52,57%.

O desenvolvimento integrado do Delta do Rio Yangtzé, o desenvolvimento da Grande Área da Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau e o desenvolvimento coordenado da Região de Beijing-Tianjin-Hebei são motores significativos que impulsionam o desenvolvimento da China.

Em termos de harmonia homem-natureza, conquistas históricas foram feitas no desenvolvimento ambiental do país, que conseguiu reduzir significativamente o número de dias com forte poluição do ar. A segurança de água potável foi garantida.

Olhando para o futuro, com a pandemia ainda pesando sobre a economia global e novas pressões de queda desafiando a economia chinesa, o pensamento econômico de Xi continuará a fornecer mais orientação e fundamentos teóricos para a estrutura de política econômica da China e deixará uma marca mais profunda no crescimento econômico futuro da China e além.

(US$ 1 dólar equivale a 6.3014 yuans).

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo