Beijing, 1º mar – A China continuará a promover o consumo através de várias medidas em 2022, uma vez que o país enfrenta uma pressão descendente, declarou o ministro do Comércio, Wang Wentao, nesta terça-feira.
As vendas varejistas de bens de consumo da China, um indicador vital do consumo, registraram um crescimento anual de apenas 1,7% em dezembro de 2021, enquanto as vendas no varejo do ano inteiro aumentaram 12,5%, indicando uma pressão de contração da demanda, avaliou o ministro em uma entrevista coletiva.
Para lidar com a situação, o ministério assegurará a implementação das políticas de apoio existentes para empresas, especialmente para as pequenas e médias empresas em setores que incluem catering, hotelaria e vendas varejistas, indicou Wang.
Wang disse que o ministério ajudará a conduzir mais atividades de promoção de vendas sob um bom controle da COVID-19, como os festivais de compras e a China International Consumer Products Expo, bem como o consumo de gelo e neve, uma vez que os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 trouxeram entusiasmo ao setor.
As plataformas de consumo também serão atualizadas, estabelecendo distritos comerciais e ruas para pedestres inteligentes e verdes para atender às necessidades dos consumidores, disse o ministro.