Beijing – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, realizou nesta segunda-feira uma videoconferência com o ministro das Relações Exteriores da República da Coreia, Chung Eui-yong.
Ao assinalar que este ano marca o 30º aniversário das relações diplomáticas entre a China e a República da Coreia, Wang disse que ambos os países devem defender e revisitar a aspiração original de estabelecer os laços diplomáticos e planejar conjuntamente o futuro desenvolvimento das relações bilaterais.
A China deseja que a eleição geral da República da Coreia se desenvolva sem contratempos, e espera que as relações entre os dois países obtenham uma transição estável depois da eleição e avancem continuamente para um nível superior, disse Wang.
A China aprecia os esforços realizados pela República da Coreia para promover o processo de paz na Península Coreana e está disposta a continuar oferecendo assistência dentro de sua capacidade, disse Wang.
Wang acrescentou que a China está disposta a fortalecer a comunicação e a coordenação com a República da Coreia nos assuntos da Península Coreana.
Chung Eui-yong disse que a República da Coreia aprecia e acredita que a China continuará desempenhando um papel significativo e construtivo na questão da Península Coreana.
As duas partes também trocaram opiniões sobre a situação na Ucrânia.